© Alexandra Melão, Márcia Lança e João Calixto

MECÂNICA I - 2012

Segundo Giuseppe Antonio Borgnis (1781-1863), mecânica define-se como a ciência do equilíbrio e do movimento.
 

MECÂNICA é um ciclo de investigação e criação a partir do estudo da construção mecânica. A prática é a fonte de aprendizagem: os objectos são idealizados, construídos e experimentados, os resultados são analisados e as suas sínteses reequacionadas. Este processo resulta em objectos que expõem a prática mecânica através de um universo de imagens poéticas contextualizadas na matéria. O corpo surge como elemento indispensável na leitura, é o ponto de referência. O material por si não é legível. É o leitor, na sua condição física, que o significa. O intérprete faz parte desta mediação no sentido em que é o elo entre o objecto e o espectador.
 

MECÂNICA 1 é o primeiro resultado deste ciclo. Numa estrutura não maior que os corpos dos dois intérpretes, sucedem-se acontecimentos originados pela manipulação dos vários elementos que compõem o objecto.

Direcção - João Calixto

Criação e Interpretação - João Calixto e Márcia Lança

Produção - Fosso de Orquestra

Parceiros - VAGAR, FIMP - Festival Internacional de Marionetas do Porto, FIMFALX, Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico, Alma d’Arame

Duração - 13'

Agradecimentos - Nuno Tomaz, Francisca Fernandez, Lança e Filho Lda, Tiago Hespanha, João Vladimiro, Adega Batefundo.