top of page
logovagar1.png
WhatsApp Image 2021-01-14 at 12.45.30 PM

VAGAR

A VAGAR Associação Cultural é criada em Março de 2008 com o intuito de levar a cabo projectos de investigação e criação na área das artes. Ainda nesse ano acompanha a digressão do solo "dos joelhos para baixo" de Márcia Lança, espetáculo vencedor do prémio Jovens Artistas Jovens organizado pelo CCB e 14 outros parceiros nacionais. Em 2009 produz "MORNING SUN" com direcção de Márcia Lança e cocriação de João Calixto. Em 2011 produz "Trompe le Monde", a nova criação de Márcia Lança & Nuno Lucas com estreia em Janeiro de 2011 no Grande Auditório da Culturgest. Ainda em 2011, em coprodução com o Festival Temps d’Images e o Teatro Maria Matos produz "O Desejo Ignorante" de Márcia Lança com Aniol Busquets (performance) e Tiago Hespanha (vídeo). Em 2012 apoia o projeto de investigação e criação "Mecânica" de João Calixto e Márcia Lança, em parceria com a Fosso de Orquestra de onde saem dois espetáculos: "Mecânica 1" e "Mecânica 2", apresentados em Lisboa, Porto e Vanves. Em 2012 participa no projeto DESCAMPADO, que propõe uma desaceleração prática da produção artística, com os coreógrafos Ibon Salvador, Luciana Chiegerati, Sílvia Pinto Coelho e Márcia Lança. Produz, desde 2012 "Calma Baby" um projeto de performance musical, uma linguagem chamada Process Specific Work, apresentado em Marselha e Oslo. Em 2013 estreia "9 Possible Portraits" no Festival Spielart em Munique com criação de Márcia Lança e Ana Rita Teodoro. Em 2014 estreia no Negócio - ZDB, "Evidências Suficientes para a Não Coerência do Mundo", uma criação colectiva assinada por Márcia Lança. Nesse mesmo ano leva a cena no Teatro Nacional de Riga, na Letónia, "Happiness and Misery" uma criação de Márcia Lança em parceria com Joana Pupo e João Calixto, que estreia em Outubro. Em 2016 estreia a sua primeira produção para a infância com "Por Esse Mundo Fora" de Nuno Lucas e Márcia Lança com estreia no Teatro Maria Matos e digressão em França, Portugal e Espanha. Em Maio de 2017 estreia no Negócio|ZDB a cocriação NOME de Carolina Campos & Márcia Lança, apresentada em Portugal, Espanha, Brasil e Argentina. Em 2019 estreia no Teatro LU.CA em Lisboa a segunda produção para crianças Dentro do Coração, já com digressão marcada para Aveiro, Guimarães, Viseu, Minho.

MARCIA LANÇA

Márcia Lança é Portuguesa e vive em Lisboa. Em 2008 fundou a VAGAR da qual é diretora artística. Licenciada em Antropologia pela FCSH-UNL e doutoranda em Artes Performativas e da Imagem em Movimento pela UNL.

 

Destaca, como criadora, os trabalhos: CAVALA (2023), Outro lado é um dia (2021) e a versão duracional de 8h É Só Um Dia (2022) com Carolina Campos, Dentro do Coração (2019), NOME (2017) com Carolina Campos, Por esse Mundo Fora (2016) com Nuno Lucas, CALMA BABY (2013) com Jørgen Knudsen, Evidências Suficientes para a Não Coerência do Mundo (2014), Happiness and Misery (2014), 9 Possible Portraits (2014) com Ana Rita Teodoro, O Desejo Ignorante (2011) com Aniol Busquets e Tiago Hespanha, Trompe le Monde (2011) com Nuno Lucas, Morning Sun, Mecânica 1 e Mecânica 2 (2009-11) com João Calixto. Em 2006 recebe o primeiro prémio do Programa Jovens Artistas Jovens com o seu primeiro solo Dos joelhos para baixo.

 

Durante o ano de 2023 fez a dramaturgia das peças Raio de Ti de Rita Vilhena e LIP de Jannine Rivel, fez acompanhamento artístico de Cinza de Nicole Gomes e olho externo de Toda a Luz do Meio Dia de Julián Pacomio.  

 

Colabora com o artista João Fiadeiro na investigação e desenvolvimento da Composição em Tempo Real desde 2003 enquanto investigadora pela prática, cooperando de perto na criação de uma Escola CTR no Fórum-Dança em Lisboa.

 

Colaborou também com Cláudia Dias, Olga Mesa, Ana Gil e Nuno Leão, Miguel Castro Caldas, Marta Dell’Angelo, Alex Cassal, Karenina de los Santos, Miguel Clara Vaconcelos, Sónia Batista, Thomas Forneau, entre outros.

 

Desenvolve ativamente ateliers de investigação e criação artística com crianças desde 2005 na Associação Ser Pessoa (2001-05), Fórum-Dança (2023), Gymnasium|Casa Branca – Lagos (2019-2024). Lecciona aulas, para adultos e crianças, de anatomia imaginada, corpos coletivos e processos colaborativos em diversas instituições.

 

Em 2012 participa nos projectos europeus: TryAngle Marseille – Performing Arts Research Laboratories e Global City - Local City, convidada pelo Alkantara e, organizado pela rede Theatre / Festivals in Transition (FIT). No mesmo ano faz a co-curadoria do festival CELEBRAÇÃO na Culturgest.

 

Durante o ano de 2022 é co-curadora da formação internacional PACAP – Fórum-Dança em conjunto com João Fiadeiro, Carolina Campos e Daniel Pizamiglio.

bottom of page