MECÂNICA II - 2012

“O que pode ser mostrado não pode ser dito.”

Ludwig Wittgenstein
 

Decidimos recolher partes de máquinas em sucatas de grande dimensão.
 

A primeira coisa com que nos deparámos foi com espaços amplos repletos de objectos considerados obsoletos. Nesses lugares os objectos chegam para ser seleccionados: uns para transformar de novo em matérias-primas, outros eternamente obsoletos. Comprámos ao longo de uma semana uma tonelada de sucata. Achámos que alguns destes objectos nos iriam dar imenso jeito. No armazém em que depois trabalhámos repetimos este processo de dizer, experimentando, o que é e o que não é obsoleto.
 

Quantos pontos de acção se pode ter sobre a mesma coisa independentemente da função para a qual ela foi desenhada, fabricada e construída? A exploração das capacidades físicas dos objectos, das suas capacidades reais enquanto matéria. Não partimos da ideia de que uma máquina se pode apenas mover de um determinado modo. Entendemos uma ideia como uma armadilha e não como um objectivo. A armadilha é o meio pelo qual conseguimos ouvir o que as coisas nos dizem. Compreender: impulso, direcção, peso, velocidade, duração. O facto de passarmos a conhecer bem uma coisa não significa que a possamos dominar ou que possamos retirar dela uma quantidade de regras.
 

Em MECÂNICA 2 as relações entre causa e efeito nem sempre são lineares e o percurso das acções nem sempre é construído através do sucesso e da eficácia. Mais que uma demonstração de eventos em sequência, faz-se um percurso sobre o equilíbrio e o movimento.

FICHA ARTÍSTICA

Direcção | João Calixto

Criação e Interpretação | João Calixto e Márcia Lança

Colaboração e Desenho de Luz | Frederico Lobo
Direcção Técnica | Wilma Moutinho
Direcção de Produção | Sérgio Parreira
Co-produção | Fosso de Orquestra, FIMP – Festival

Internacional de Marionetas do Porto

Apoio | Fundação Calouste Gulbenkian


Duração | 50'

​​Agradecimentos:

 

Alexandre Coelho, Alkantara, Amândio Anastácio, António e Fernando, Circolando, FIMFALX, Francisca Fernandez, Francisca Santana Maia, Giacomo Scalisi, Gonçalo Antunes, Hélder Rodrigues, Manuel Freitas e António Relógio Ribeiro do Departamento de Engenharia Mecânica – Instituto Superior Técnico, Joaquim Rocha, Jorge Fernandes de Almeida, Lda., Mário Rei, Mata-Carneiros, Nuno Tomaz, Pedro Cardoso, Reis & Reis - Comércio de Sucatas, Lda., Silvério Mendes e Jorge Mendes, Sr. Mira e Sr. Vítor, Teresa Folha e Maria Folha


MECÂNICA 2 is dedicated to Carlos Oliveira – O Biana

Captura de Tela 2020-12-30 às 16.15.16.

22 SEP' 12 . Porto
FIMP - FESTIVAL INTERNACIONAL MARIONETAS DO PORTO