GLOBAL CITY - LOCAL CITY

Global City - Local City é um projecto de colaboração entre 8 festivais, que organizam seminários intensivos - City Labs - sobre as características e problemas específicos das suas respectivas cidades, orientados para bairros da cidade e abordagens artísticas particulares. O projecto arrancou em Setembro de 2012. Até Janeiro de 2014 estes City Labs irão acontecer em Utrecht, Riga, Maribor, Munique, Derry, Lisboa, Helsínquia, Talin e Londres. Um grupo de 15 artistas - entre os quais a Márcia Lança - acompanha o ciclo de Labs. Numa fase posterior do projecto, cada festival participante convidará um ou dois destes artistas para uma residência com o objectivo de criarem um trabalho específico para a cidade em causa. Os resultados serão apresentados no âmbito do festival de cada uma das cidades.

Global City – Local City é o quarto projecto da rede de festivais Theater/Festivals in Transition (FIT), uma rede que incluía inicialmente oito festivais de oito cidades Europeias e, que foi iniciado a pelo Festival SPIELART Munich em 2005.

http://www.theatrefit.org/

No Lab em Derry os artistas convidados pelo GC-LC colaboraram com a revista BOAT MAGAZINE na elaboração do artigo "Derry Through Objects". Foi pedido a 11 artistas internacionais para se encontrarem com uma pessoa da cidade e, com um objecto trazido pela pessoa, que abrisse espaço para a memória da Derry que elas conhecem. 

BOAT MAGAZINE online

22 JUL' 13 - Londres - LIFT  10 JUN' 13  - Tallin -  AUGUST DANCE FESTIVAL  04 JUN' 13   -  Helsínquia - BALTIC CIRCLE  08 APR' 13 - Lisboa - ALKANTARA